Foi confirmada a realização de um novo concurso público da Polícia Civil do Espírito Santo (PC ES), que deve disponibilizar 1.000 vagas para o cargo inédito de Oficial Investigador de Polícia (OIP). A confirmação foi dada pelo secretário de Estado da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, na terça-feira (8/10), durante um evento oficial em Vitória/ES, que marcou a entrega de novos veículos ao Corpo de Bombeiros.
O cargo de OIP será criado através de um Projeto de Lei que está em fase final de elaboração. A proposta visa a fusão de três funções atualmente existentes na Polícia Civil: Investigador, Agente de Polícia e Escrivão. O texto do projeto será encaminhado em breve à Assembleia Legislativa pelo governador Renato Casagrande.
Conforme destacado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol ES), o concurso já está contemplado no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, que prevê uma receita total de R$ 24,9 bilhões. Um dos focos principais do governo é garantir o reforço no efetivo da Polícia Civil, que atualmente conta com cerca de 1.700 servidores distribuídos entre as funções que serão unificadas no novo cargo de OIP.
Entre os requisitos para se candidatar ao cargo de Oficial Investigador de Polícia, está a exigência de diploma de nível superior em qualquer área. O salário inicial pode chegar a R$ 5.726,60, além de outros benefícios previstos na carreira.
Essa novidade representa um passo importante na valorização das forças de segurança do Espírito Santo e visa melhorar a eficiência e a capacidade de resposta da Polícia Civil no combate à criminalidade.